22 de outubro de 2012

Clube de Escrita Criativa

Nasceu o blogue do Clube de Escrita Criativa da nossa escola.


http://www.cescritaazeitao.blogspot.pt/

Este blogue é dinamizado pelos professores Teresa Lobato e Rui Ventura juntamente com os alunos inscritos no clube.


Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

Para assinalar este dia, a biblioteca continua a receber turmas para um bibliopaper.

Em breve publicamos as fotos desta atividade e da exposição sobre as bibliotecas.

10 de outubro de 2012

Prémio da União Europeia para a Literatura

Afonso Cruz venceu o prémio da União Europeia para a Literatura, um galardão que distingue novos autores europeus.

O escritor português foi um dos 27 premiados, por conta do seu livro "A Boneca de Kokoschka", editado em 2010, que “parte de uma história verdadeira” protagonizada pelo pintor e “enfant terrible” Oskar Kokoschka.

“Ele apaixonou-se por Alma Mahler, que era uma mulher muito bonita e partia os corações dos homens todos naquela época, e deram-se muito mal. Apesar de terem tido uma paixão febril, acabaram por se separar. O Oskar Kokoschka não lidou muito bem com isso e mandou construir uma boneca”, explica Afonso Cruz. O pintor não é uma personagem do livro, mas este episódio da sua vida serve de inspiração e a boneca é uma metáfora para explorar a ideia de que “nós só existimos graças aos outros”, sublinha o escritor.

 Afonso Cruz espera que o prémio da União Europeia para a Literatura permita que mais leitores, de outros países, travem conhecimento com a sua obra, cujos títulos mais recentes são “Jesus Cristo bebia cerveja” e “Enciclopédia da Estória Universal - Recolha de Alexandria”.

2 de outubro de 2012

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares




Uma chave para o passado, porque sem memória e transmissão do conhecimento seria impossível receber a herança e património de saberes, que hoje nos identifica a todos; uma chave para o presente, porque só através do domínio da informação e gestão do conhecimento, que configuram a nossa era, podemos dar continuidade a esse legado, enriquecê-lo e projetá-lo no tempo; uma chave para o futuro, porque este dependerá sempre da ação, expectativas e capacidade de gerir as mudanças com que o desejamos tecer.